PLANEJAMENTO
DIÁRIO - CRECHE
1-
ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS: Giselly Brasil Xavier
Juviliana Moreira Paula
Natalia de Vasconcelos Saraiva
Vanessa Nunes Camargo
2- PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva
Pessoni Santos
3- INSTITUIÇÃO
EDUCATIVA:
Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira
4- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Jardins
I e II
5- DATA:
11 de setembro de 2013
6-
PROJETO: Viajando por novos caminhos
7-
JUSTIFICATIVA:
Vislumbrando
as crianças como seres de direitos que constrói sua identidade e sua concepção
de mundo a partir da cultura que esta inserida é que pretendemos propor algumas
novas experiências. As experiências a serem proporcionadas têm como finalidade
desencadear o diálogo, a troca de experiências e ampliar o universo de
conhecimentos das crianças. Para isso, serão utilizadas múltiplas linguagens
como ferramentas para a construção do entendimento de mundo.
A
partir da roda de conversa que tivemos com as crianças para reavaliar a prática
do encontro anterior, percebemos o interesse das mesmas por alguns elementos
mencionados na música “O pano Encantado” que foram o barco, a ponte, o trio
elétrico e o cavalo. Trabalharemos os itens mencionados um em cada encontro. Neste
encontro, o trabalho centrará na figura do cavalo.
8-
OBJETIVOS:
- Possibilitar as crianças um ambiente prazeroso, agradável e instigante para novas descobertas;
- Incentivar a curiosidade e o diálogo;
- Propiciar a interação e socialização das crianças entre si e com os adultos;
- Apropriar a da oralidade em movimento e ampliá-la;
- Incentivar a criatividade.
9-
ASSUNTOS
– ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:
1º
momento: Será feita a acolhida na sala de vídeo com a
dramatização da história “as viagens do elefante trombinha” através de
fantoches;
2º momento: Oficina de arte com a
confecção do cavalo de papelão com prendedor e pintura com tinta guache;
3º
momento: As crianças serão convidadas a dramatizar a música
utilizando os panos de TNT;
4º
momento: Novamente na sala de vídeo faremos uma roda para a
brincadeira “se eu fosse um cavalinho”, em que galoparam em um cavalinho de
sucata no centro da rodinha, cantando a música;
Fechamento
do dia: Sentar novamente com as crianças, avaliar as
experiências vivenciadas e planejar junto com elas o próximo encontro.
10--RECURSOS:
Utilizaremos dos materiais disponíveis pelas estagiárias, para a realização da
proposta de trabalho. Os materiais são: fantoches da história do elefante,
papelão, tinta guache, prendedor de roupa, linha de crochê nas cores: laranjada
e amarelo, olhos móveis, painel da fazenda, cavalo de madeira, cola, tesoura,
TNT, CDs, aparelho de som, notebook e máquinas fotográficas.
11-ORGANIZAÇÃO
DO ESPAÇO: As atividades serão realizadas na sala
de vídeo e no refeitório, na qual será feito rodinhas de conversa com todas as
crianças, tanto para a hora da história, quanto para o quarto momento, a
avaliação. Será feito também, oficina para a produção de um cavalo de papelão
no refeitório, dramatização da música pano encantado, ambos com as crianças
divididas em grupo, e brincadeiras de roda.
12-AVALIAÇÃO:
No
decorrer do processo de desenvolvimento das vivências, as crianças serão
observadas atentamente como se interagem umas com as outras, suas conversas e
interesses, suas curiosidades, o modo como brincam e a maneira que participam
de cada momento proposto.
13-REAVALIANDO
O DIA:
Esse
registro será feito ao final de cada dia!
14-FONTES
DE CONSULTAS: Músicas “o pano encantado” e cantigas
retiradas do site: www.youtube.com.br
e cavalo de prendedor retirado do blog http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/11/cavalo-de-prendedor-modelo.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário