PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1- ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS: Giselly Brasil Xavier, Juviliana Moreira Paula, Natalia de Vasconcelos Saraiva e Vanessa Nunes Camargo
2- PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos
3- INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira
4- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Jardins I e II
5- DATA: 04 de setembro de 2013
6- JUSTIFICATIVA:
Entendemos que a educação infantil deve possibilitar o desenvolvimento
das múltiplas dimensões da criança. Para tanto, partimos do principio
que a criança é um sujeito ativo e afetivo que produz sentido sobre o
mundo, mas para isso ela precisa ser permanentemente instigada em seu
meio social no qual está mergulhada. A proposta deste trabalho busca
por meio do diálogo, do debate, das trocas de conhecimentos, das
brincadeiras desenvolver e valorizar as múltiplas formas de se
expressar das crianças.
7- OBJETIVOS:
- Incentivar as crianças a se manifestarem por meio de múltiplas linguagens;
- Considerar as vozes das crianças como elementos estruturantes da condução e recondução do trabalho;
- Propiciar as crianças participação ativa no caminho de investigação e descoberta dos conhecimentos;
- Incentivar a prática do diálogo, do respeito das ideias e opiniões dos outros;
- Instigar a análise e formulações de ideias.
8- ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:
1º momento:
Em uma rodinha de conversa será realizada a apresentação do grupo de
estágio às crianças, no qual, será exposto o nome das estagiárias e o
local que mais gostamos de passear, da mesma forma as crianças farão;
2º momento:
Apresentaremos uma paródia da música: “o elefante trombinha”, no qual
iremos expor os objetos mencionados na música: “o pano encantado”;
3º momento:
Vamos juntos com as crianças explorar os objetos mencionados na música
e registrar a escrita em um papel pardo de cada um deles;
4º momento:
As crianças serão convidadas a dramatizar a música utilizando os
tapetes de TNT.
Fechamento do dia: Sentar novamente com as crianças, avaliar as
experiências vivenciadas e planejar junto com elas o próximo encontro.
9-RECURSOS:
Utilizaremos dos materiais adequados e disponíveis pela Instituição e
pelas estagiárias, para a realização da proposta de trabalho. Os
materiais são: TNT, Baú em forma de elefante, cd de música, aparelho de
som e notebook, papel pardo, pincel atômico, tijolo, remo de papelão,
cavalo de garrafa pet, travesseiro, flor em E.V.A, corda e máquinas
fotográficas.
10-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: As
atividades serão realizadas na sala de vídeo, na qual no primeiro
momento será feito uma rodinha de conversa com todas as crianças, e no
quarto momento dividiremos as crianças em três grupos, para a
realização da dramatização da música.
11-AVALIAÇÃO:
Durante todo o processo de desenvolvimento das vivencias, serão
observadas as formas como as crianças se interagem umas com as outras,
suas curiosidades, seus interesses e participação nas metodologias
propostas, suas concepções do brincar, de forma que possam se expressar
por meio da troca de conhecimentos e do diálogo.
12-REAVALIANDO O DIA:
Esse registro será feito ao final de cada dia!
13-FONTES DE CONSULTAS:
A música “o pano encantado” foi retirado do site youtube e escolhido
através de um curso de aperfeiçoamento de professores ministrado na
cidade de Goianira, Jornada Pedagógica, no qual uma das estagiárias
participou.
parabens pelo trabalho essa musica e muito bacana
ResponderExcluir