Páginas

Ganhe dinheiro extra

rosa

Elegant Rose - Working In Background

domingo, 6 de outubro de 2013

Planejamento da 2° vivência- Creche

                                                   PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE

       1-      ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS:   Giselly Brasil Xavier
                Juviliana Moreira Paula
                 Natalia de Vasconcelos Saraiva
                Vanessa Nunes Camargo

                          2-  PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos
                          3-  INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira
       4-  IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Jardins I e II
        5-  DATA: 11 de setembro de 2013

6-      PROJETO: Viajando por novos caminhos

7-       JUSTIFICATIVA:
 Vislumbrando as crianças como seres de direitos que constrói sua identidade e sua concepção de mundo a partir da cultura que esta inserida é que pretendemos propor algumas novas experiências. As experiências a serem proporcionadas têm como finalidade desencadear o diálogo, a troca de experiências e ampliar o universo de conhecimentos das crianças. Para isso, serão utilizadas múltiplas linguagens como ferramentas para a construção do entendimento de mundo.
 A partir da roda de conversa que tivemos com as crianças para reavaliar a prática do encontro anterior, percebemos o interesse das mesmas por alguns elementos mencionados na música “O pano Encantado” que foram o barco, a ponte, o trio elétrico e o cavalo. Trabalharemos os itens mencionados um em cada encontro. Neste encontro, o trabalho centrará na figura do cavalo.

8-      OBJETIVOS:

  •        Possibilitar as crianças um ambiente prazeroso, agradável e instigante para novas descobertas;
  •     Incentivar a curiosidade e o diálogo;
  •         Propiciar a interação e socialização das crianças entre si e com os adultos;
  •       Apropriar a da oralidade em movimento e ampliá-la;
  •        Incentivar a criatividade.




9-      ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS:
1º momento: Será feita a acolhida na sala de vídeo com a dramatização da história “as viagens do elefante trombinha” através de fantoches;
 2º momento: Oficina de arte com a confecção do cavalo de papelão com prendedor e pintura com tinta guache;
3º momento: As crianças serão convidadas a dramatizar a música utilizando os panos de TNT;
4º momento: Novamente na sala de vídeo faremos uma roda para a brincadeira “se eu fosse um cavalinho”, em que galoparam em um cavalinho de sucata no centro da rodinha, cantando a música;
Fechamento do dia: Sentar novamente com as crianças, avaliar as experiências vivenciadas e planejar junto com elas o próximo encontro.

10--RECURSOS: Utilizaremos dos materiais disponíveis pelas estagiárias, para a realização da proposta de trabalho. Os materiais são: fantoches da história do elefante, papelão, tinta guache, prendedor de roupa, linha de crochê nas cores: laranjada e amarelo, olhos móveis, painel da fazenda, cavalo de madeira, cola, tesoura, TNT, CDs, aparelho de som, notebook e máquinas fotográficas.

11-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: As atividades serão realizadas na sala de vídeo e no refeitório, na qual será feito rodinhas de conversa com todas as crianças, tanto para a hora da história, quanto para o quarto momento, a avaliação. Será feito também, oficina para a produção de um cavalo de papelão no refeitório, dramatização da música pano encantado, ambos com as crianças divididas em grupo, e brincadeiras de roda.

12-AVALIAÇÃO: No decorrer do processo de desenvolvimento das vivências, as crianças serão observadas atentamente como se interagem umas com as outras, suas conversas e interesses, suas curiosidades, o modo como brincam e a maneira que participam de cada momento proposto.


13-REAVALIANDO O DIA:
Esse registro será feito ao final de cada dia!


14-FONTES DE CONSULTAS: Músicas “o pano encantado” e cantigas retiradas do site: www.youtube.com.br e cavalo de prendedor retirado do blog http://blogtiale.blogspot.com.br/2010/11/cavalo-de-prendedor-modelo.html.




Nenhum comentário:

Postar um comentário