Páginas

Ganhe dinheiro extra

rosa

Elegant Rose - Working In Background

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Planejamento da 1° vivência - creche

PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE 

1- ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS: Giselly Brasil Xavier, Juviliana Moreira Paula, Natalia de Vasconcelos Saraiva e Vanessa Nunes Camargo

2- PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni Santos

3- INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: Creche Municipal Maria Caetano da Silva Ferreira

4- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Jardins I e II

5- DATA: 04 de setembro de 2013

6- JUSTIFICATIVA: Entendemos que a educação infantil deve possibilitar o desenvolvimento das múltiplas dimensões da criança. Para tanto, partimos do principio que a criança é um sujeito ativo e afetivo que produz sentido sobre o mundo, mas para isso ela precisa ser permanentemente instigada em seu meio social no qual está mergulhada. A proposta deste trabalho busca por meio do diálogo, do debate, das trocas de conhecimentos, das brincadeiras desenvolver e valorizar as múltiplas formas de se expressar das crianças.

7- OBJETIVOS:


  • Incentivar as crianças a se manifestarem por meio de múltiplas linguagens;
  • Considerar as vozes das crianças como elementos estruturantes da condução e recondução do trabalho;
  • Propiciar as crianças participação ativa no caminho de investigação e descoberta dos conhecimentos;
  • Incentivar a prática do diálogo, do respeito das ideias e opiniões dos outros;
  • Instigar a análise e formulações de ideias.

8- ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS: 

1º momento: Em uma rodinha de conversa será realizada a apresentação do grupo de estágio às crianças, no qual, será exposto o nome das estagiárias e o local que mais gostamos de passear, da mesma forma as crianças farão;
 2º momento: Apresentaremos uma paródia da música: “o elefante trombinha”, no qual iremos expor os objetos mencionados na música: “o pano encantado”;
3º momento: Vamos juntos com as crianças explorar os objetos mencionados na música e registrar a escrita em um papel pardo de cada um deles;
4º momento: As crianças serão convidadas a dramatizar a música utilizando os tapetes de TNT. Fechamento do dia: Sentar novamente com as crianças, avaliar as experiências vivenciadas e planejar junto com elas o próximo encontro.

9-RECURSOS: Utilizaremos dos materiais adequados e disponíveis pela Instituição e pelas estagiárias, para a realização da proposta de trabalho. Os materiais são: TNT, Baú em forma de elefante, cd de música, aparelho de som e notebook, papel pardo, pincel atômico, tijolo, remo de papelão, cavalo de garrafa pet, travesseiro, flor em E.V.A, corda e máquinas fotográficas.

10-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: As atividades serão realizadas na sala de vídeo, na qual no primeiro momento será feito uma rodinha de conversa com todas as crianças, e no quarto momento dividiremos as crianças em três grupos, para a realização da dramatização da música.

11-AVALIAÇÃO: Durante todo o processo de desenvolvimento das vivencias, serão observadas as formas como as crianças se interagem umas com as outras, suas curiosidades, seus interesses e participação nas metodologias propostas, suas concepções do brincar, de forma que possam se expressar por meio da troca de conhecimentos e do diálogo.

12-REAVALIANDO O DIA: Esse registro será feito ao final de cada dia!

13-FONTES DE CONSULTAS: A música “o pano encantado” foi retirado do site youtube e escolhido através de um curso de aperfeiçoamento de professores ministrado na cidade de Goianira, Jornada Pedagógica, no qual uma das estagiárias participou.

Um comentário: